Agrupamento de Escolas de Cuba
Escola Básica Fialho de Almeida
Polo de Vila Ruiva
Agrupamento de Escolas de Cuba
O território educativo compreende, para além da freguesia / sede de concelho, as freguesias de Faro do Alentejo, Vila Alva e Vila Ruiva, e o lugar denominado de Albergaria dos Fusos.
Na atualidade, o Agrupamento de Escolas de Cuba é composto por 6 estabelecimentos de educação assim distribuídos pelo concelho:
Escolas da Unidade Orgânica:
-Escola Básica de Faro do Alentejo, Cuba
- Escola Básica de Vila Alva, Cuba
- Escola Básica Fialho de Almeida, Cuba
- Jardim de Infância de Faro do Alentejo, Cuba
- Jardim de Infância de Vila Alva, Cuba
- Jardim de Infância de Vila Ruiva, Cuba
Regime de funcionamento
Os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Cuba funcionam em regime diurno e integram a educação pré-escolar, os 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, nos termos e com os objetivos definidos pela Lei de Bases do Sistema Educativo.
Missão / Visão / Valores
A escola integra o macro sistema educativo e consubstancia nos cânones, veiculados na Lei de Bases do Sistema Educativo, o direito à educação e democratização do ensino, suas linhas orientadoras, enquanto instituição educativa, no seio das comunidades onde se insere. As escolas são, assim, organizações sociais que recebem os cidadãos durante determinado tempo das suas vidas, com vista à sua educação. Tempo este que se alterou, e ficou cada vez mais longo, tornando a já árdua missão, que lhe está atribuída, cada vez mais difícil.
Consciente dos novos desafios, neste dealbar de milénio, o Agrupamento de Escolas de Cuba veicula a sua Missão na transmissão da herança cultural, no propiciar do desenvolvimento do capital humano de cada aluno, no potenciar do sucesso, no exercício profissional, na promoção de comunidades aprendentes, promovendo a aprendizagem inclusiva e ao longo da vida, formando cidadãos autónomos, éticos, críticos, criativos e participativos, capazes de intervir na sociedade, empreender a educação intercultural e promover a paz.
Nesta perspetiva, e assumindo a Missão como evidência que define e distingue a nossa escola, torna-se pertinente refletir sobre as finalidades que se pretendem alcançar, identificar os objetivos que possibilitem a sua operacionalização, porque, como se sabe, o sucesso da organização passa pela adoção de uma filosofia de qualidade, isto é, pela definição da Missão, da Visão e dos seus Valores. Assim, a Visão que nos garantirá o sucesso, numa prospetiva que, passará, em primeira instância, por interceder junto da comunidade educativa motivando-a e entusiasmando-a para que desenvolva o sentido de pertença da sua Escola, a assuma como o espaço catalisador onde se ensina e aprende, se sente bem e, por isso, a considera eixo promotor de um desenvolvimento sustentado do meio em que se insere. Nesta linha de pensamento, a visão de escola assume-se nas diferentes faixas etárias que a frequentam, contribuindo, também, para elevar os níveis de formação e qualificação da população adulta. A definição estratégica da Visão será sustentada por cuidado diagnóstico, posterior planeamento, acompanhamento e avaliação do plano de ação.
O sucesso ancora nas características intrínsecas que determinam a qualidade da escola, veiculado por um conjunto de Valores, entes propiciadores da excelência, que a escola pretende alcançar. Nesta linha de pensamento, a ação educativa desta instituição será pautada pela competência, ética profissional, rigor, partilha, lealdade, tolerância e responsabilidade nas atividades desenvolvidas atribuindo-se elevada importância ao «accountability», princípio ético determinante na prestação de contas, que deverá ser discutido entre e com as pessoas que trabalham na organização/escola.